Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Debate. Você concorda com o texto?

Muito mais do que a falta de informação, a gravidez na adolescência está ligada às características próprias dessa fase da vida. A onipotência do "comigo não acontece", a impetuosidade do "se der errado, depois agente vê o aborto esta latente nisso", a busca de identidade no "se eles acham que isso é certo, eu faço o contrário", a energia de "vamos ver o sol nascer depois à gente vai direto para aula”. Junte a estas atitudes o pouco ou nenhum diálogo com a família, além da angústia do conflito entre o desejo e as conseqüências, para que a gravidez aconteça. Depois o argumento mais ouvido é: “não pensei que fosse engravidar”. Diálogo, franco e aberto com os pais, é a maior prevenção, por outro lado, os responsáveis devem saber com quem os adolescentes estão se relacionando, infelizmente ainda estamos em uma sociedade machista. Cabe a mulher a árdua tarefa da prevenção, pois justamente quem carrega o fruto de ato impensado são elas. É comum pai de meninas admitir que prefira que a filha tenha relacionamentos sexuais dentro de casa do que fora, acho esse conceito até elevado, pois estando ali debaixo do olhar dos pais certamente a família sabe com quem a filha esta transando.

Deixe seu comentário.

 

 

5 comentários:

  1. Infelizmente os índices de gravidez na adolescência são altos, e uma das causas para que isso aconteça é a falta de diálogo com a família. Muitas meninas preferem conversar com colegas, que também não possui muito conhecimento sobre o assunto, à tirar suas dúvidas com suas mães. A falta de diálogo com os pais trás segurança e a certeza de que estão fazendoa a coisa, além de quebrar paradigmas de que a família não pode
    intervir na vida sexual dos filhos.

    Francisco Fábio dos Santos Bezerra, 3º ano de Segurança do Trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio
      Muito bacana sua contribuição, de fato a falta de diálogo é a porta de entrada para muitos problemas!

      Excluir
  2. Bem, eu concordo que hoje em dia as pessoas são mais mente aberta, mas não quer dizer que sejam todas. Os adolescentes querem que os pais os aconsselhem sem fazer pressão com respeito ao filho estar ou não fazendo sexo, claro que os pais tem o direito de saber, mas sem pressão. Por exemplo, eu gostaria de dialogar com meus pais a respeito desse assunto, mas eles são meio fechados e poem muita pressão quando tento falar sobre isso, então eu procuro conversar com pessoas mais maduras e que não façam pressão perguntando o porque de eu querer saber e se eu quero saber por que já estou ou não com uma vida sexual ativa, por que assim você se sente mais a vontade pra conversar sobre esse assunto.

    Dâmaris Sousa. 3º ano de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  3. Legal sua colocação... realmente quando o adolescente fazem perguntas a cerca do tema sexualidade os pais ficam logo com a pulga atras da orelha kkkkk. O que será que ela(e) está aprontando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente é assim por uma pequena duvida os pais pensam que é outra coisa, tiro isso por mim, pra saber das coisas tenho que perguntar as colegas porque meus pais pensam maldade. mas o porque? vejo que nem todos são assim mas a maioria sim que pena.Porisso que muitas filhas engravidam e depois tem raiva acho que o certo é poder se comunicar previnir e etc... parabéns muio boa a abordagem da gravidez na adolescência.

      Excluir